FAMÍLIA ENGELHARDT
Jorge. Sua primeira mulher era da família Schwatz. Tiveram cinco filhas e um filho: Guilhermina, Joana, Alvina, Hulda, Carolina (mãe da Zélia ) e Ricardo. Casou-se novamente com Francisca Saturnina de Oliveira nascida em 30.11.18(?) e falecida em 30.03.79. Vovô Jorge casou-se com a vovó Chiquinha com 59 anos e ela tinha 39 anos. Ela também já era viúva. Tinha casado com 23 anos com Borto Segura e ficou casada oito anos, quando faleceu o marido mordido de cobra. Este seu primeiro marido bebia muito e não tiveram filhos. Vovó Chiquinha adotou a sua sobrinha Alaíde de Oliveira, filha de seu irmão França, quando a Alaíde tinha um ano e meio, porque sua mãe ficou doente da cabeça e foi para o hospício e lá desapareceu. Adotou também a Hélia Oliveira (tia Lia), também sua sobrinha filha do Pedro Oliveira, irmão de vovó Chiquinha. Adotou a Hélia porque a mãe morreu quando tinha 15 dias de nascida. Em 1940 Jorge e Francisca se mudaram para Novo Brasil. Antes moravam e se casaram
Filhos de Jorge e Francisca:
1. José, nascido em 10.05.1933, casado com Florine Schneider em 4.11.56. Têm cinco filhos:
- Edivaldo, nascido em 20.05.1958, casou-se em 17.07.84 com Eliete Oliveira. Tem duas filhas gêmeas nascidas em 03.05.1985: Juliana e Marciana
- Hérzem, nascido em 23.07.1959, casado com Fátima Severo, três filhos: Albert, Bruna e Caroline.
- Walter, nascido em 12.10.1961, solteiro, e tem 1 filha: Schirlei.
- Romel, nascido em 30.03.1963, casado com Maria da Conceição Abreu, dois filhos: Rômulo Augusto e Alexandre.
- Adriana, nascida em 26.11.1972 e tem um filho.
2. Jorge Antonio, nascido em 9.6.1935, casado com Amélia Hoffmann nascida 11.05.1941,
- Vera Lucia: Nascida em 21.05.1968
- Eliana Maria: Nascida em 07.04.1970
- José Adauto: Nascido em 08.04.1973
3. Bismark (Tio Kim), nascido em 14.10.36. Casado com Meline Schneider em 12.02.61. Tem três filhos:
- Denis, nascido em 02.01.62 casado com Rebeca e tem três filhos: Marcelo, Rafael e Fernando.
- Edgar, nascido em 08.05.64, viúvo do primeiro casamento, um filho: Adiel. Casou-se pela segunda vez.
- Kenedy, nascido em 04.03.66, casado com Vivian, mora nos Estados Unidos, Boston.
IRMÃOS E IRMÃS DO VOVÔ JORGE
1. Germano {morava em Catuá, município de Colatina. Filhos: Albertino, Norberto, Matilde, Ernesto e Paulo.}
2. João {morava
3. Rodolfo {tinha parentes em Tiradentes (?), município de Bananal.}
4. e um desapareceu (?),
5. Rosa {casada com Guetes (ou Götz). Procurar a história com Francinha Oliveira que mora
6. Guilhermina { morava
FAMÍLIA OLIVEIRA
Antônio França de Oliveira: Veio do Ceará (Serra do Baturité) sozinho para o Espírito Santo. Era católico, gostava de ler, era professor, delegado e talvez juiz de paz; era agricultor. Casou-se com Ana Achatz. Ela era alemã. Veio da Alemanha. Sabe-se que a Ana tinha duas irmãs: Carolina e a outra que não sabemos o nome. Antônio e Ana moravam na região de Ribeirão Alegre e Vinte e cinco de julho, no município de Santa Tereza. Tiveram onze filhos: nove homens e duas mulheres.
Francisca era a mais velha; Pedro, Luiz, João (Juca), Teodoro (Doca), Antônio (Antonico), José (Bepi), Cândido (Candinho – Mora em Vitória), Maria, França { Procurar a história com Francinha Oliveira que mora
Descendência do filho e das filhas de Jorge Engelhardt do primeiro casamento:
Guilhermina, casada com Alberto Lipker. Tiveram 4 filhos: Alfredo, Adolfo, Carlos, Ernestina. Eram evangélicos e moravam
Joana, casada com Juca de Oliveira (irmão da vovó Chiquinha). Tiveram quatro filhos: Hilário, Mário, Hilda e Lídia (Nena). Moravam em Vinte e Cinco de Julho, depois Rio Bonito e depois Córrego Capixaba (Município de Bananal)
Alvina, casada com Doca (Teodoro) Oliveira ( irmão da vovó Chiquinha). Tiveram seis filhos: Frederico, Alcides (mora
Hulda, casada com Adolfo Schneider. Tiveram dois filhos: Alfredo (mora em Colatina – Córrego Jacarandá) e Emílio (mora
Carolina, casada com Alfredo Schüllemberg. Tiveram duas filhas: Zélia (Casada com Luciano Hoffmann e mora
Ricardo, casado com Linda Ortela (italiana). Tiveram quatro filhos: Isaías (deficiente), Jair e Isaidete (gêmeos; Didi e Filin – apelidos). Eram evangélicos e moravam
FAMÍLIA DE CARLOS VELTEN E CAROLINA KÜFFER
Carlos Velten nasceu 01.10.1875 em Campinho, ES, faleceu 16.03.1939. Era filho de Nicolau Velten (vindo da Alemanha com 15 anos) e Augusta Gussen (Eram Luteranos). Casou-se com Carolina Küffer nascida 25.04.1881 em Soído, (acima de Marechal Floriano) ES e faleceu 30.11.1945. Eram Luteranos, agricultores e casaram na Igreja de Campinho. A Carolina Küffer era filha de Adão Küffer e Frederica Welma, os quais chegaram em Vitória de Navio e depois foram a Santa Leopoldina. Não sabiam ao certo o lugar de origem se era: Pomerânia, Ressen ou Hunsrich.
Carlos Velten e Carolina Küffer tinham 5 filhos.
1) Lídia nascida em 22.01.1904,
2) Francisco nasceu 07.07.1908 e faleceu em 1998
3) Amélia nascida 14.01.1913. Casada com Ignácio Borgo, tiveram 3 filhos: Sebastiana Hilda (n: 01.06.1946) Helena (n: 16.05.1950) e Amilton (n: 13.03.1952).
4) Hedwig (Ida) nascida 30.01.1915
5) Reynaldo: nascido 03.02.1919
Ola, adorei sua pesquisa. sou neta do Eugenio filho do Joao irmao do seu avo jorge. Eugenio casou com Prencilda pedroni e teve 4 filhas: Dalva, Leoni (minha Mae), Idalca e Nadir.
ResponderExcluirgostaria de saber mais sobre nossa familia.
Um beijo!
Ei Cris, nossa eu tenho parentesco com filhos dos dois casamento do Jorge (seu tio-avô).
ExcluirDo primeiro casamento de Jorge Engelhardt:
1º) Carolina era casada com Alfredo Schellemberg (tio da minha mãe);
2º) Hulda era casada com Adolfo Schneider (tio do meu pai)
3º) Emílio )Milo) filho da Hulda era meu padrinho;
Do segundo casamento:
4º)José (Bepo) casado com minha tia Florine Schneider;
5º)Bismark (Kim) casado com minha tia Meline Schneider;
Muito legal como as famílias se misturam né!!
Beijos
Ola, sou Izaias bisneto de Ricardo e tataraneto de jorge ,Moro em São Roque do Canaã, adorei o seu trabalho, pois poucas pessos correm átas de suas raizes, parabems!
ResponderExcluirSou muito curioso sobre nossa familia, Pois infelizmente ainda há poucos registros históricos sobre nossa familia. muito obrigado pois utilizei fragmentos do seu texto para apresentação de trabalho na escola.
Sobre a familia de Ricardo,está tudo errado,pois eles tiveram nove filhos,e Didi e Filin não são gemeos,e o nome da esposa de vovô Ricardo é Olinda Teroni,e eles nunca foram evangélicos......è bom se informar direito antes de publicar coisas erradas ok!
ResponderExcluirass-Vilma engelhardt(neta de Ricardo e Olinda Teroni Engelhardt,filha de Isaias(DIDI) e mais ,meu pai nunca foi deficiente,pelo contrário,sempre dispos de muita saúde.
Oi. Você conhece ou soube de algum Waldemar Maximiliano Engelhardt?
ExcluirNossa que saudade de voces!! Super legal ler esta história da família, sempre houvi papai (Nestor Schineider) contar!! Vou mostrar para meus pais.
ResponderExcluirGrande Abraço a toda família!!
Kenedy Engelhardt era casado com Carmen Lucia Almeida, eu Vivian Engelhardt Sou filha do casal
ResponderExcluirSou neta do Oscar Engelhardt (falecido) irmão do Jorge e um dos filhos do João.
ResponderExcluirGostaria de saber, se você tem alguma informação sobre o João Engelhardt e seus pais (Albert e Guilermina)?
Walkyria, sou neto do João Engelhardt e conheci seu avô Oscar, meu tio, irmão do meu pai. Informações do João Engelhardt você vai encontrar eu acho em 51, e quanto aos pais dele é necessário ir para Santa Leopoldina. E se você for no porto de Vitória você consegue o Certificado de Imigração Alemã de nossos antepassados, pois eu os tenho. Abraços, Paulo Sérgio Engelhardt.
ExcluirE nesse certificado consta algum Waldemar Maximiliano Engelhardt? Meu vô.
ExcluirBom dia,
ResponderExcluirPor favor sabem me informar se o Oscar Engelhardt citado na pesquisa acima é o mesmo comerciante que participou da fundação da VARIG? Esta questão me é importante para uma pesquisa em um livro. Agradeço a atenção.
Sou neto do Valter Engelhardt, achei bacana a historia!
ResponderExcluirtbm sou neto de Walter Engelhardt Legal a genealogia da familia
ExcluirSou Tadeu primo primeiro de seu pai Geraldo moro em vila Velha és seus avós que são meus tios muitos queridos por toda minha família
ExcluirSou o Rômulo Augusto da Silveira Engelhardt, filho de Romel Engelhardt, Neto de José Engelhardt, Bisneto do Jorge.
ResponderExcluirConheço alguns mas nunca cheguei a compreender o nível de parentesco entre todos.
Olá muito interessante, sou neta do Adalto Engelhardt.
ResponderExcluirOla, boa tarde,
ResponderExcluirMe Chamo IGOR ENGELHARDT, filho de AMARILDO ENGELHARDT (FILHO DE PAULO ENGELHARDT- FILHO DE GERMANO ENGELHARDT, IRMAO DO JORGE ENGELHARDT)
UHFAAH
Em pesquisa descobri o seu blog, e ja de inicio parabenizo pelas informações essenciais da nossa familia, e em analise tudo esta correto, segundo as historias do eu avo ( PAULO ENGELHARDT)
Bom... o motivo do meu contato e que estou analisando documentos da família a fim de dar entrada no processo de cidadania alemã, e vendo o seu blog, gostaria de pedir esse extremo favor, ja que não consigo achar esses documentos em lugar nenhum, então se pudesse me ajudar, eu agradeceria muito mesmo!!! e de alguma forma contribuiria para o crescimento de informações da nossa família.
Então venho através desse, solicitar um pouquinho do seu tempo, e perguntar se me ajuda nessa jornada, que seria OS DOCUMENTOS DE NASCIMENTO, ÓBITO, PASSAPORTE, LISTA DE DESEMBARQUE OU QUALQUER OUTRO DOCUMENTO A FIM, que se tenha em mãos, para que eu consiga dar entrada nesse processo de legalização da nossa cidadania, de forma que ajudara a todos também, pois uma vez que um membro tenha obtido, facilita para os demais.
de qualquer forma obrigado por essas informações.
segue meu contato abaixo:
IGOR ENGELHARDT
27 999620258
27 32416494
Desde ja agradeço por tudo.
Você conseguiu? Estou na mesma situação.
ExcluirSou Janaina Taufner neta de Ricardo Gustavo Engelhardt e Olinda Teroni, bisneta de Jorge, meu avô e minha avó tiveram 9 filhos, Zaidete, Jair, Adirce e Adulce (gêmeas), Maria Lucir e Zequinha (gêmeos), Isaia (Didi), Oedis (Filim) e minha mãe a caçula (Nené) Ivonete. Todos eles eram católicos e nasceram no Ribeirão Alegre município de Santa Teresa, 24 netos, mais de 37 bisnetos, uns 7 tataranetos.
ResponderExcluir